16ago 2013

Vida saudável: receita de creme de aipo (ou salsão)

Postado por às

Olá pessoal, tudo bom?

Há alguns dias atrás eu publiquei no Instagram uma foto com um creme de aipo que eu fiz em um dia de correria e que ficou uma delícia, além de ser super leve e saudável. Então, aqui vai a receita, é bem simples e sem mistério:

Ingredientes:
– 1 maço de aipo (ou salsão, como quiserem chamar) picado, tanto os talos quanto as folhas
– 1 batata
– 1 cenoura
– cebola e alho para refogar
– temperos: eu usei sal e um pouquinho de pimenta, pois adicionei um sazonador na hora de servir

Preparo:
Dourar o alho e cebola com um pouquinho de óleo de soja ou azeite, já na panela de pressão. Adicionar o aipo picado, a cenoura e a batata e refogar um pouco mais. Cobrir com água fervente para cozinhar na pressão. Não adicione água demais porque o aipo já vai liberar água enquanto cozinha, senão pode ficar muito aguada. Mas isso é gosto pessoal, eu particularmente prefiro mais cremosa. Depois de adicionar a água, fecho a panela e, a partir do momento em que começar a sair o vapor, cozinho por 5 minutos. Bater depois no liquidificador para virar um creme, lembrando que o próprio amido da batata vai ajudar a engrossar. Depois é só servir! rapidinho, né? Bom, eu servi na nossa super caneca do “Friends”, com um fio de azeite aromatizado com alecrim e alho, alho tostado por cima e um pouquinho do sazonador Fajita (este veio de fora, mas acredito que em mercados com setor de importados deve ter para vender). Pode adicionar croutons também, fica ótimo.

E para quem me pergunta como faço o azeite aromatizado, é bem simples:
Eu compro uma garrafa de azeite que não tenha aquele bico dosador, porque isso dificulta a retirada e depois ele retrai e não funciona direito. Adiciono uns 5 dentes de alho levemente amassados para liberarem o sabor, que pode estar com ou sem a casca. Depois adiciono alecrim, o ideal é o galho mais fresco, mas neste eu coloquei o seco mesmo. Neste caso, esfregue um pouco nas mãos antes para liberar o aroma (isso vale para qualquer folha seca). Se preferir, coloque um pouquinho de pimenta (eu usei a do reino triturada na hora), e adicionei ainda um pouquinho de orégano e manjerona. Feche, agite um pouco e é só esperar! Geralmente depois de uma semana ele já fica bem gostoso, mas se puder esperar umas 3 ou 4 semanas fica melhor ainda. É um aroma fantástico! Geralmente eu já deixo um pronto enquanto outro está no uso.

Gostaram da dica? Desejo a todos uma vida saudável! Beijos e até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários deixe um →

  1. Márcia

    Olá! Tudo bem? Estou fazendo o creme de salsão e gostaria de saber se posso congelar. Não coloquei a batata pois se esperasse amanhã para comprar, o salsão estragaria. Coloquei um chuchu e a cenoura. Será que posso guardar no congelador?

    Responder
    • Claudia Brigagão

      Olá Márcia, tudo bom?
      Bom, eu não testei o congelamento, mas sinceramente acredito que não teria problema algum. Sempre congelo as comidas que sobram, pois somos apenas dois aqui em casa e isso acontece com frequência. como já congelei sopas e caldos com todos os outros ingredientes que você disse que adicionou, acho que daria certo sim.
      Obrigada pelo comentário, espero que tenha gostado do blog!
      Beijos!

      Responder
  2. Karla Siewes

    Estou com todos os ingredientes em mãos e estou indo para cozinha para preparar, adorei a receitinha do azeite aromatizado. Abraços e darei notícias do resultado final.
    Abraços

    Responder
    • Claudia Brigagão

      Olá Karla! Desculpe a demora na resposta. Já tem um tempo, mas espero que tenha ficado bom! rs
      Beijos e volte sempre!

      Responder
  3. silvia pescarolo

    Boa Tarde, gostaria de saber como fazer creme de Aipo puro, pois eu gostaria de comercializar, e creme de manjericão puro.
    Estes 2 produtos são super valiosos para a saúde, por isso gostaria que sejam naturais.
    quanto tempo de vida útil tem?

    podem ser congelados?

    agradecida pela atenção
    aguardo resposta

    Responder

Deixe um comentário