Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'dld_register_menus' not found or invalid function name in /home/barbieci/public_html/wp/wp-includes/plugin.php on line 503
Migração do Blogger para WordPress | Barbie Cientista
26ago 2013

Migração do Blogger para WordPress

Postado por às em Dicas

Olá pessoal, tudo bom?

Vim aqui falar um pouquinho da minha experiência de migração de plataforma. Não sei muito sobre o assunto, de longe sou expert, ou seja, provavelmente não saberei tirar dúvidas. Mas acabei utilizando alguns termos técnicos, fruto do meu aprendizado dos últimos dias.

wordpress blogger

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que neste final de semana eu estive mexendo no blog — e como! Para quem não sabe, eu utilizava desde o início do blog a plataforma do Blogger. Só que os recursos eram mais limitados, inclusive a taxa de tráfego. E o que significa isso? Bom, o tráfego se resume à quantidade de internautas que acessam uma página. Por enquanto, isso ainda não era problema para o meu blog, pois o tráfego ainda estava dentro dos limites do Blogger. Maaaassss, sempre que a gente começa com alguma coisa que gosta muito o desejo é crescer, certo? Pois então, eu sou uma dessas otimistas! E, de acordo com as minhas expectativas, daqui a algum tempo o Blogger não suportaria mais o tráfego e a página do blog correria o risco de ficar fora do ar.

E daí vem um outro ponto: é praticamente unânime que o WordPress é a melhor plataforma para se trabalhar com sites atualmente. Os maiores sites, não somente os blogs de beleza, utilizam-se desta plataforma (como exemplos temos o eBay e o Super Vaidosa). Portanto, a hora de migrar era essa, antes que os problemas aparecessem.

Quem utiliza o blogger sabe: é super intuitivo, gratuito, fácil de encontrar templates, inclusive os “free”, etc e tal. Já para utilizar o WordPress é necessário possuir um domínio (.com, .com.br, .net, etc, coisa que eu já tinha) e contratar um serviço de hospedagem. Ou seja, todos os dados do meu blog permanecem agora em um servidor, e não mais no Blogger/Google. Fiz várias pesquisas na internet e acabei optando pelo servidor Prelude, que até agora não tenho do que reclamar: foi um bom custo x benefício e o pessoal do suporte é muito atencioso, excelente para quem está começando. Além disso, a instalação do WordPress pode ser feita através do Softaculous, um aplicativo que faz todo o processo com poucos cliques. Mas mesmo assim eu acabei fazendo a instalação manual (e a via aplicativo) vááárias vezes, pois é errando que se aprende, né? haha.

Sofri muito com algumas configurações, e foi aí que tive que apelar para meu amigo Myara e para o maridinho… já agradeci vocês, mas não canso de agradecer! Significa resumidamente o seguinte: meu domínio barbiecientista.com apontava para o Blogger/Google, e tinha que ser  feita a configuração para ele apontar para o banco de dados do Prelude, que é onde tudo do blog agora está armazenado. O suporte respondeu no mesmo dia, mas sou apressada e acabei resolvendo com a ajuda do amigo e do marido. Espero que eu tenha aprendido e não precise perturbar vocês novamente… hehe.

Escolhi um tema bem clean, que foi o Inspiration Light, da Difluir. E obviamente fui fazendo as alterações necessárias, através de edição de parte do código-fonte e de instalação de plugins. Mas ainda faltam algumas coisinhas para finalizar, e isso eu vou fazendo aos poucos porque não comprometem o funcionamento do blog.

E depois teve o lance de importar todos os dados do Blogger para o WordPress. Os vídeos incorporados aos posts não vieram junto, e vou ter que adicionar um por um, não tem jeito mesmo. Mas toda a parte escrita e as fotos vieram direitinho, inclusive os comentários. Por isso vocês verão alguns posts sem o vídeo, vou inserindo aos poucos.

Resumindo o que foi preciso fazer, a título de curiosidade:

  1. Possuir um domínio. Eu já tinha adquirido o barbiecientista.com no GoDaddy.
  2. Contratar um servidor para hospedagem (optei pelo Prelude).
  3. Instalar o WordPress no banco de dados do servidor.
  4. Configurar os DNS — o meu desespero, pois meu instinto auto-didata empacou aí. Salva pelo amigo e pelo marido.
  5. Instalar e personalizar o template, que nada mais é do que a “cara” do blog, aquilo que vocês veem (usei como base um da Difluir).
  6. Importar os dados do Blogger (posts, comentários, lista de assinantes, etc).
  7. Configurar alguns posts (vídeos incorporados, TAG, categorias, etc).

Mas enfim, foi muito cansativo, tenso e até um pouco desesperador. Mas dentre mortos e feridos, todos se salvaram! haha. A parte mais punk já foi, agora fica a sensação de realização, aprendizado e esperança de o blog crescer mais a cada dia! Talvez vocês não consigam reparar muita diferença, mas com certeza para mim que administro a coisa toda melhorou e deu um ar mais profissional ao site.

E vocês, o que acharam? Espero que tenham gostado, fiz com muito carinho para todos vocês!

 

Alguns dos blogs em que me baseei, com os respectivos posts:

Sernaiottohttp://sernaiotto.com/2013/04/05/migrar-blogger-para-wordpress/

Vinte e Poucoshttp://vinteepoucos.com.br/2013/03/finalmente-no-ar-by-wordpress-e-prelude.html

Ferramentas Bloghttp://www.ferramentasblog.com/2008/10/importar-e-exportar-conteudo-entre.html

 

Vejo vocês pelos posts e redes sociais da vida. Um beijo e até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários deixe um →

  1. Eba, fico feliz que o meu post conseguiu te ajudar / inspirar um pouquinho! Esse momento é tão tenso na vida de um blogueiro, ainda bem que deu super certo!! Sucesso ^.~

    Responder
    • Claudia Brigagão

      Poxa, e como ajudou! Deu muito direcionamento, e vi que esse momento é meio tenso para todos que passam por isso.
      Adorei sua visita, muito obrigada pelo comentário!
      E parabéns mais uma vez pelo blog, eu adoro! Beijos!

      Responder
  2. Adorei seu post. Também gostei muito da migração! Vamos que vamos, e torcer muito para o nosso sucesso… bjks!

    Responder
    • Claudia Brigagão

      Vou te falar que estou adorando, viu?
      Podíamos trocar umas ideias…
      Você já tem algum plugin de estatísticas do blog instalado? Vou te falar que estou maravilhada com o WordPress Stats. Muita informação, total controle do blog!
      Boa sorte para você também, seus blogs já são sucesso! Eu adoro! 😉
      Bjs!

      Responder
  3. Marcela

    Ficou muito melhor mesmo Claudia! Fico feliz que seu blog esteja crescendo e mudando. Eu adorei a plataforma nova. Eu notei sim, super diferença!
    Valeu todo o esforço, com certeza!

    Responder
    • Claudia Brigagão

      Ah, notou? Que bom!
      Ainda faltam alguns ajustes dos posts antigos, mas aos poucos vou acertando…
      Beijos!

      Responder

Deixe um comentário