04fev 2013

Minha paixão por perfumes!

Postado por às

Olá pessoal, tudo bom?

Para quem não sabe, sou uma apaixonada por perfumes, eles têm um significado muito especial para mim. E quem não gosta de ficar perfumada? Lembro que o primeiro perfume que comprei foi o Anais Anais, da Cacharel. Estava na adolescência ainda e depois vieram muitos outros, e não parei mais! Fiz um vídeo mostrando os meus perfumes atuais, confira!




Vídeo no Youtube:




Lista de perfumes:

– CK One (Calvin Klein) – Eau de Toilette
É um Oriental Floral. É bem suave e a fixação é mais branda, uso durante o dia.

Notas de Cabeça: Bergamota, Toranja, Limão verdadeiro Amalfi, Fruta tropical e Notas aquáticas; Notas de Coração: Jasmim, Flor de Laranjeira africana, Canela, Tintura de Rosa e Pralinê; Notas de Fundo: Sândalo, Patchouli ou Oriza, Madeira de Cashmere, Cedro da Virgínia, Almíscar, Camurça e Âmbar.

– Black XS (Paco Rabanne) – Eau de Toilette
Floral, frutal e amadeirado, com notas de cabeça luminosas e efervescentes de pimenta rosa, flor de tamarindo e uva do Monte. As notas de coração são envolventes e sensuais, compostas de violeta negra, rosa Hellebora e flor de cacau. As notas de fundo são voluptuosas e cativantes, compostas de madeira de Massoia, patchouli e baunilha negra. Uso durante o dia e acho a fixação média, ou seja, dura em média 6 horas (Eau de Toilette).


– CH (Carolina Herrera) – Eau de Toilette
Oriental Floral; Notas de Cabeça: Bergamota, Toranja, Limão verdadeiro Amalfi, Fruta tropical e Notas aquáticas; Notas de Coração: Jasmim, Flor de Laranjeira africana, Canela, Tintura de Rosa e Pralinê; Notas de Fundo: Sândalo, Patchouli ou Oriza, Madeira de Cashmere, Cedro da Virgínia, Almíscar, Camurça e Âmbar. A fixação dele é média, e costumo usar durante o dia, raramente à noite.



– Ricci Ricci (Nina Ricci) – Eau de Parfum
Floral Sensual Fresco, com notas de bergamota, tuberosa, rosa centifolia, patchouli, sândalo e belle de nuit – uma flor rara que desabrocha na parte da tarde e permanece em floração durante toda a noite. Apesar de ser Eau de Parfum, ele é suave e costumo usar durante o dia e acho que a fixação dele está entre a média e a alta.
– Lola (Marc Jacobs) – Eau de Parfum
Lola explode com frutas na nota de cabeça e brilha com pimenta rosada, pera sedutora e suculento pomelo rosado. as notas de coração ultra femininas é elevada com a flor de peônia e um toque suave de rosas e gerânio. A base da fragrância envolve a pele com uma aura quente e sedutora com notas de baunilha, fava tonka ou cumaru e musk cremoso. A fixação é muito boa e uso durante o dia e à noite.

– Jimmy Choo (Jimmy Choo) – Eau de Parfum
Trata-se de uma fragrância chypre frutal, que mistura notas verdes, de pêra, de laranja doce, de orquídea tigre e de caramelo. Além disso, é impossível não babar com embalagem, que imita uma caixinha de píton. Apesar de ser parfum acho que ele é suave e acabo usando mais durante o dia. A fixação na minha pele também é média/alta.

– Very Irrésistible Sensual (Givenchy) – Eau de Parfum
Notas Olfativas: baunilha, patchouli, anis estrelado, rosa fantasia, rosa emoção, rosa paixão, rosa centifolia; rosa peônia. Fixação excelente, dura muitas horas e fixa até nos cabelos e roupas. Uso mais à noite e raramente durante o dia.
– J’adore (Dior) – Eau de Parfum
Suas notas combinam mandarim, hera, violeta, rosa, damasco, amora silvestre e almíscar. Fixação excelente, uma das melhores que já vi. Mas é preciso dosar muito bem o spray, um só já basta. Mas existem várias versões, inclusive eau de toilette, um elixir (que é o mais concentrado de todos), e várias edições limitadas. O meu é o clássico mesmo.

– Hypnotic Poison (Dior) – Eau de Toilette
O Toilette mais Parfum que já vi! Muito marcante, fica no cabelo e nas roupas. Excelente fixação, digno de parfum. Acho que é por isso que não existe a versão parfum dele. Prefiro usar à noite, mas uso durante o dia também, porém mais dosado no spray. Sim, ele tem cheiro de mulher rica! Suas notas combinam amêndoa, jasmim, musgo, baunilha e almíscar.
– Alien (Thierry Mugler) – Eau de Parfum
Este perfume é tão misterioso que mal consegui obter informações sobre suas notas olfativas. O que posso dizer é que ele é muito diferente e marcante, de excelente fixação. Encaixado na família olfativa Oriental Amadeirada, possui: âmbar branco e quente na base, notas de bosque no coração, e jasmim indiano de sol no topo. O frasco do meu é recarregável e é vendido o refil, mas sinceramente nunca vi refil de perfume para vender no Brasil. O frasco é feito à mão, lapidado como uma verdadeira jóia. Enfim, este perfume é tudo! Amo!

Mas vamos entender um pouquinho mais sobre os perfumes?
Eles são compostos basicamente por Essência + Solventes. Conforme for esta combinação, a fragrância terá esta classificação:

  • Parfum ou Extrait de Parfum (Extrait): ele tem de 15% a 40 % de essência
  • Esprit de Parfum (PESD): tem de 15% a 30 % de essência
  • Eau de Parfum (EdP): 10% a 20 %
  • Eau de Toilette (EdT): 5 a 15 %
  • Eau de Cologne (EdC): 5  %
  • Parfum Mist (body splash): 3 a 8 %
(porcentagens baseadas em texto publicado no Wikipedia).

É comum ainda ouvir o termo “fixador” do perfume. Na verdade, a fixação se deve às notas de base – ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta. E existem três tipos de notas:

  • Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que “escapam” do frasco. Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
  • Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
  • Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.
(Trecho baseado em Wikipedia)
É isso, pessoal! Gostaram das dicas de perfumes? Deixem seus comentários!
Um beijo e até a próxima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários deixe um →

  1. Também uso o Black XS, o J´adore e o Hypnotic. Não conheço o Lola, fiquei mt curiosa!!! rs Adorei a explicação das nomeclaturas dos perfumes, sempre soube que se tratava de concentração, mas nao sabia as porcentagens. Sabe como é, quem trabalha em lab adora saber as concentraçoes!! rs rs rs Beijos

    Responder
    • São ótimos, né? Adoro todos!
      Que bom que esclareceu um pouco sobre as tais “concentrações”! hahaha… fico feliz que tenha gostado!
      Bjs Ju! 😉

      Responder
  2. Também amo e já usei muito o J’adore, Dior é Dior! Mas atualmente o Flower by Kenzo me ganhou. Uso a qualquer hora do dia, acho muito suave, não me enjoa, adoro. Você conhece? Não sou muito de mudar, um para o dia outro para noite, nem saio muito à noite. Quando eu compro um novo, vou com aquele até acabar, e se eu gosto compro mais. Foi assim que eu parei no Kenzo. Beijinhos Claudinha, você é um amor de pessoa!

    Responder
    • Oi tia, tudo bom? Já experimentei acho que 1 ou 2 do flower. Mas são tantos que não lembro qual deles foi. Em mim não fixou bem, aí eu desisti. Qual o que vc usa? Acho os frascos lindos!
      Bjs tia! :-)

      Responder
  3. Oi linda! Adorei o blog! Te achei por acaso procurando por perfumes, mas acabou que eu gostei de todo o blog! E que coincidência feliz, também estou me formando bióloga e amo amo amo perfumes =)
    Te achei muito parecida com a Sheila Mello hahaha com certeza alguém já te falou isso, porque não é possível parece de mais, gente!
    Amei os seus perfumes. Vou experimentar um por um porque pela sua descrição estou confiando no seu gosto para os cheirinhos! 😉

    Responder
    • Oi Marcela, tudo bom?
      Que legal, mais uma bióloga! Onde você estuda?
      hahaha… sabe que essa história da Sheila Mello já me falaram mesmo! Que engraçado isso, eu pelo menos acho que não tem nada a ver, mas já estou começando a me convencer de que parece… rsrs
      Muito fofo seu recadinho, adorei! E fiquei muito feliz também que gostou do blog, faço tudo com muito carinho! 😉
      Beijos e seja bem-vinda!

      Responder
    • Oi!! Tudo bom! Eu faço na Ufmg! =) E você, onde se formou? Voce trabalha dentro de qual ramo?
      Hehehe pode começar a se convencer porque é uma semelhança que eu notei de cara e se outras pessoas também já disseram então não estou maluca rsrsrs. Muito parecidas!
      Estou indo viajar em breve e voltei aqui pra anotar os nomes dos perfumes para que eu possa experimentar nas lojas! Obaa! Quando eu voltar eu te conto se eu pude trazer algum desses. Acho que vou gostar, pois achei seu gosto parecido com o meu!
      Se tiver ao meu alcance $$$ eu vou levar pelo menos unzinho! hahaha
      Continue com o blog! Eu adorei o seu! Sempre que eu tiver um tempinho venho aqui ler e te prestigiar 😀
      Beijinhos! Até mais, linda!

      Responder
    • Oi Marcela, eu fiz UFRJ e segui pelo ramo da pesquisa mesmo, trabalho com bio cel e parasitologia. E esse é um dos motivos para o blog ter esse nome. Um amigo de lab meu dizia que eu chegava no lab no estilo “Barbie Cientista” e meio que virou apelido. Aí eu terminei a graduação e emendei com mestrado e doutorado. Agora sou pós doc, ainda na mesma área. E vc, já sabe que ramo vai seguir? Área biológica é um mundo, né?

      Quanto aos perfumes, experimente mesmo! Eu geralmente experimento aqui, deixo um tempo na pele, avalio a fixação e o quanto o perfume muda depois de algum tempo. Aí quando vou comprar já vou certa. Mas são tantos maravilhosos que a gente fica em dúvida… rs

      Boa viagem para você, aproveite mesmo, as coisas aqui são muito caras por causa dos impostos. Ah, e mais uma vez obrigada por acompanhar aqui o blog, fico muito feliz e isso motiva ainda mais a fazer matérias e vídeos novos! 😉 Beijos!

      Responder
    • Oi Claudia! Realmente voce deve ter esse estilo, o apelido lhe caiu como uma luva! haha
      Eu gosto muito de biologia molecular. Pretendo seguir essa área. A área biológica é bem grande mesmo. Um leque incrível, adoro todos os ramos, mas minha paixão mesmo é a molecular :)
      Enfim voltei de viagem e claro que eu trouxe perfumes!Experimentei um por um da sua coleção e outros que eu queria também! Eu amei o cheiro de todos, mas os que eu mais amei foram o J’adore e o Jimmy Choo!
      Consegui aproveitar bastante, comprei várias coisinhas legais e é claro, os perfuminhos que eu amei! Agora é só aguardar uma outra oportunidade ($$$ hahaha) para comprar os perfumes que eu deixei para a próxima!
      Estou de volta pra continuar te acompanhando! Vamos que vamos! o/
      Beijos, linda!

      Responder
    • Ah, então você gostou desses! Excelentes, né? Adoro… rs
      Obrigada mais uma vez pela visita e desejo muito sucesso na sua carreira também! Já está trabalhando com molecular?
      Beijos!

      Responder
      • Marcela

        Oi Claudia! Agora dá pra você ver minha cara com essa plataforma nova! hahaha Adorei a mudança! Vim nesse post novamente só pra responder sua pergunta que eu não respondi. Que coisa! 😛
        Ainda bem que a nova plataforma agora permite as notificações por e-mail e fica mais fácil acompanhar os comentários respondidos!
        Nossa, adorei mesmo!!!
        Bem, ainda não estou trabalhando com biomol. Mas estou encaminhando aos poucos…hehe A bio é linda, muito amor. Estou amando! >.<

        Beijos, linda!

        Responder
        • Claudia Brigagão

          Que bom que gostou das mudanças! O intuito foi melhorar mesmo!
          E desejo muito sucesso com a bio mol, é uma área muito promissora e que continua crescendo. Boa sorte!
          beijos!

          Responder

Deixe um comentário